Pode parecer bastante assustador – como você liga as luzes da piscina com segurança para garantir que elas funcionem, considerando que estão submersas?
Todo mundo conhece os perigos da água e da eletricidade, então é um projeto enorme garantir que eles estejam conectados com segurança?
Na verdade, está tudo bem – embora dependa do tipo de luz de quantas etapas estão envolvidas.
As luzes da piscina e as luminárias vêm com fios selados já conectados. Estes são alimentados através de condutos a uma caixa de junção e depois conectados na rede elétrica. As luzes de baixa tensão precisam ser conectadas em um transformador para reduzir a tensão para um nível adequado.
Vejamos um pouco mais de detalhes em:
- Como conectar luzes de piscina de 12V (e a diferença com luzes de tensão da rede elétrica)
- Qual fio de medidor você deve usar
- Se você precisa aterrar as luzes da piscina
Como conectar luzes de piscina de 12V?
A fiação de luzes da piscina de 12 volts não é um processo muito difícil.
Todas as luzes da piscina – sejam 12 volts ou 120 volts – têm um cabo selado preso a eles que é à prova d’água.
Você não precisa lidar com os fios conectados à luz.
Em vez disso, você alimenta o cabo através do conduíte que você já terá ou que teria perfurado para a instalação e executa o cabo até o local onde o conecta.
As luzes da piscina tendem a ter uma caixa de junção.
Você executará o cabo de alimentação para esta caixa de junção e os cabos das luzes da piscina para esta caixa e os conectará, provavelmente usando porcas de arame.
Como estamos falando de luzes de baixa tensão, também haverá um transformador entre a fonte de energia e a caixa de junção.
Você precisará executar um cabo do disjuntor para o transformador e do transformador para a caixa de junção.
Alguns transformadores-como o kit de retrofit de hayward j-box-podem ser montados dentro de uma caixa de junção para facilitar as coisas.
Se você deseja adicionar um interruptor de luz, poderá conectar isso antes ou depois do transformador.
Os interruptores mais escuros podem ser usados se suas luzes forem diminuídas, mas estes devem ser de 12V (Amazon) instalados entre o transformador e a caixa de junção.
Eles não podem ser instalados entre o disjuntor e o transformador.
Para conectar as luzes da piscina:
- Verifique se a energia está desligada
- Execute o cabo das luzes através do conduíte até a caixa de junção
- Divida Abra o fio, revelando os fios vivos e neutros e o fio do solo, se estiver presente
- Execute um cabo do disjuntor para o seu transformador, certificando -se de conectar os fios vivos, neutros e aterrados nos terminais relevantes
- Execute um cabo do terminal de saída do transformador na caixa de junção, conectando os fios relevantes, neutros e aterrados.
- Dentro da caixa de junção, conecte os fios vivos e neutros do transformador às luzes da piscina. Se as luzes tiverem fios de aterramento, conecte -os ao fio terra no cabo também.
Se você estava instalando a iluminação da tensão da rede elétrica, não há transformador; Caso contrário, as etapas permanecem essencialmente iguais.
Execute um cabo do disjuntor até a caixa de junção diretamente e, em seguida, conecte os fios individuais ao vivo, neutros e aterrinos para os das luzes da piscina.
Como conectar o painel de controle da piscina?
Quando você fala sobre ‘painéis de controle da piscina’, existem dois produtos diferentes aos quais esse termo se aplicaria. Ambos fazem trabalhos diferentes, por isso é um pouco confuso.
O termo pode se aplicar a:
- Um painel externo projetado para ser um disjuntor secundário – que pode ter interruptores mestre para luzes da piscina, seu motor e seu aquecedor de piscina
- Um painel inteligente que permite controlar suas luzes de piscina de um hub separado ou de seu smartphone
O tipo de painel de controle afetará onde você o conectará. Se for o primeiro tipo, você deseja instalá -lo antes do transformador, no circuito.
Em seguida, deve ter um fio funcionando do painel para a entrada da rede elétrica para o transformador, que você ligaria como de costume.
O objetivo desses painéis é fornecer acesso rápido e fácil a um disjuntor secundário ao ar livre.
Você pode usá -los como interruptores mestre para desligar todas as suas elétricas de piscina de um local conveniente.
O segundo tipo de painel de controle não precisa ser conectado às luzes – é um dispositivo completamente separado.
Em vez disso, você o monta em seu próprio circuito ao ar livre e os relés inteligentes no circuito se comunicam com as luzes da piscina (compatíveis).
Você acabou de executar um cabo do disjuntor para o painel inteligente, conectá -lo ao terminal ao vivo e, em seguida, liga o relé inteligente que o acompanha seguindo as instruções.
Eles não funcionam com nenhuma marca de luzes, mas geralmente funcionam em várias marcas; portanto, verifique a compatibilidade antes de comprar.
Que fio de medidor deve ser usado para luzes da piscina?
Como as luzes da piscina terão fio selado conectando -as, o único fio que você precisa escolher é o que funciona do disjuntor para o transformador e do transformador para a caixa de junção.
Mas é mais complexo do que escolher qualquer fio para o trabalho.
O fio que vai da rede elétrica para o transformador não é um problema, mas depois que você passa pelo transformador, há um risco de queda de tensão.
A queda de tensão ocorre quando uma corrente atende à resistência, fazendo com que uma porcentagem da tensão se dissipe.
Isso acontece em todos os circuitos elétricos.
Mas em um circuito de baixa tensão, é mais importante porque a perda de uma pequena quantidade de tensão já baixa pode afetar o desempenho de suas luzes.
A escolha de um cabo mais espesso reduzirá o risco de queda de tensão, porque há menos resistência para a corrente.
Com o medidor de arame, um número mais baixo significa um fio mais espesso – portanto, enquanto algumas pessoas usam arame de 14/2, é recomendável usar 12/2.
No entanto, se você estiver instalando seu transformador a uma longa distância a partir da caixa de junção – digamos, mais ou menos de 100 pés -, ainda deve escolher o fio 10/2 para garantir que não haja problemas.
Qual é a distância ideal de um transformador da piscina?
Não existe uma recomendação única para a distância ideal de um transformador até a piscina.
Porém, há uma distância mínima – você não pode ter um transformador a um metro e meio da borda da piscina.
Obviamente, eles são à prova d’água das chuvas, mas ainda têm fios que os levam à parte inferior.
Como os transformadores ainda lidam com a tensão da rede elétrica, você deseja evitar respingos de piscina causando um curto.
Então, trata -se de planejar a distância entre o transformador e a caixa de junção onde você liga as luzes.
Se você tiver a caixa de junção enterrada perto da piscina, precisará cavar uma vala suficiente para que o fio funcione do transformador para chegar à caixa – e verifique se é um fio mais espesso de 10/2, se for uma longa distância.
Se a caixa de junção estiver perto do transformador, sua distância será ditada pelas luzes da piscina escolhidas e quanto tempo seus cabos integrados têm.
Não é bom instalar uma caixa de junção e um transformador muito longe das luzes para que os cabos não atinjam.
As luzes da piscina geralmente vêm com diferentes comprimentos de cabo para escolher quando você as comprar, então planeje sua instalação de fiação antes de comprar e você deve ficar bem.
Um circuito de luz da piscina precisa ser aterrado?
Tradicionalmente, os itens elétricos terão três fios, dois dos quais são essenciais para a maneira como a luz normalmente funciona.
O fio vivo carrega a corrente para o dispositivo e o fio neutro o retorna à fonte, completando o loop.
O terceiro fio é um fio moído. Pense nisso como um fio ‘em caso de emergência’.
Suponha que haja um problema com o circuito. Nesse caso, esse fio garante que a tensão seja direcionada e aterrada para evitar incêndios ou eletrocuções elétricas graves.
As luzes da piscina da tensão da rede elétrica sempre terão o fio do solo, que deve ser conectado no fio do solo do circuito.
Isso é absolutamente vital.
Também deve haver um interruptor de circuito de falha no solo (GFCI) no circuito, projetado para cortar a energia se uma falha no solo for detectada – quando a tensão nos fios vivos e neutros estiver desequilibrada.
Mas as luzes de baixa tensão não requerem aterramento ou um GFCI. Portanto, a tensão mais baixa não é nem de longe tão perigosa.
Considere opcional, embora sua mão seja forçada se suas luzes de baixa tensão não tiverem um fio de terra-você não pode abrir o cabo selado e adicionar um.
Se eles tiverem um fio de terra, você pode encantá -lo ou conectá -lo – ainda é mais seguro aterrá -lo, para que você também possa.
O GFCI é opcional, mas é mais seguro ter um.
Se você usar luzes de baixa tensão, o elemento que deve ser fundamentado é o transformador-preste atenção a isso.
Uma vez que a corrente já passou do transformador e foi deixada de lado para 12 volts, não é perigoso.
Mas no transformador, você ainda está lidando com uma corrente de 120V, por isso deve ser fundamentada em segurança.
Palavras finais
A fiação das luzes da piscina não é muito complicada, desde que você se lembre das etapas envolvidas.
Torna -se um pouco mais complicado com luzes de baixa tensão, pois você precisa de um transformador, mas é apenas uma etapa extra – e significa que as luzes com as quais você está lidando são mais seguras a longo prazo de qualquer maneira.
Lembre -se de nunca ter a energia ligada quando fizer alguma fiação, mesmo que seja baixa tensão.
Você conectou suas próprias luzes de piscina ou contratou alguém?
Deixe um comentário