Ao configurar a iluminação para sua piscina, a segurança deve sempre ser sua principal preocupação.
Você normalmente tentava evitar misturar componentes elétricos com água.
Ao fazê -lo por design, você deve garantir que tudo esteja instalado corretamente para evitar riscos graves à saúde.
Muitos dispositivos elétricos incluem um fio vivo, um fio neutro e um terceiro fio – o solo.
Isso foi projetado para transportar qualquer corrente elétrica quando houver um problema curto ou outro, para remover o perigo.
Então, presumivelmente, as luzes da piscina precisam ser aterradas, certo?
As luzes da piscina de 120 volts devem ser absolutamente aterradas, mas não é legalmente necessário para luzes de baixa tensão. Ainda é fortemente recomendado que eles tenham muito cuidado, e você ainda deve unir sua piscina, independentemente da tensão.
Vamos dar uma olhada em:
- Se as luzes da piscina LED precisam de um fio de aterramento
- Como unir e aterrar uma luz da piscina
- Os riscos se você não se unir e aterrar sua piscina
As luzes da piscina LED precisam de um fio de aterramento?
Se as luzes da piscina LED precisam ser aterradas depende de sua tensão.
A maioria das luzes da piscina LED é de baixa tensão-elas são executadas em 12 a 14 volts, com um transformador instalado no circuito para reduzir a tensão da rede ao nível necessário.
Essas luzes não exigem legalmente aterramento e geralmente não têm um fio de terra incluído.
Existem algumas luzes LED que exigem aterramento.
Eles tendem a ser onde você está instalando uma lâmpada LED em um acessório existente que usava anteriormente lâmpadas incandescentes ou halogênio.
Às vezes, isso é de baixa tensão, mas tendem a funcionar na tensão da rede. Portanto, estes precisam ser fundamentados.
Tudo se resume ao perigo representado pela tensão. Uma corrente de 12V em um circuito de iluminação de baixa tensão não é “seguro”, mas não é nem de longe tão perigoso quanto uma corrente de 120V.
Uma corrente de 120V geralmente será fatal se você for eletrocutado por ela.
Normalmente, a menos que você tenha um marcapasso instalado e seja diretamente eletrocutado no braço esquerdo, uma corrente de 12V não o prejudicará da mesma maneira.
Ainda assim, não será agradável, e há uma chance de que seus músculos travam enquanto você está sendo eletrocutado e em uma piscina, isso pode ser perigoso.
Portanto, se suas luzes de baixa tensão tiverem um fio de aterramento, você ainda deve conectá-las-isso faz sentido.
O que também é realmente importante notar é que, embora os LEDs de baixa tensão possam não precisar de aterramento, o transformador que os alimenta deve ser fundamentado – esse é um requisito legal como parte do Código Elétrico Nacional.
O transformador ainda está lidando com uma corrente de tensão da rede elétrica antes de passar para os 12 volts necessários.
Qualquer falha no transformador pode se tornar um perigo severo se não for fundamentado.
A mesma teoria também se aplica ao vínculo – se as luzes da piscina LED forem as tensão da rede elétrica, você deve unir seu pool.
Mas se eles são de baixa tensão, a ligação é opcional, mas ainda recomendada.
Diferença entre vínculo e aterramento
É essencial limpar a diferença entre vínculo e aterramento.
Enquanto ambos os processos tornam uma piscina mais segura dos problemas com a eletricidade, eles estão fazendo trabalhos diferentes.
O aterramento é onde você está ligando um componente elétrico de forma a remover a corrente se houver um perigo.
Esse perigo pode ser um curto no circuito ou um componente danificado – qualquer coisa que possa fazer com que a corrente “escape” do circuito e procure um novo caminho mais rápido para o solo, que poderia ser através de você.
O fio de aterramento é projetado para impedir que, fornecendo um caminho alternativo de menor resistência à Terra.
Portanto, mesmo que o circuito regular falhe, há outra opção para a corrente que não faz com que ela escape através de você.
Não é 100% seguro – se houver uma luz curta e você deixou a energia acesa enquanto a desinstala, a corrente pode achar suas mãos um método de viagem mais rápido.
Mas isso significa que, geralmente, a corrente não viaja para a água sem motivo.
Então, o que é vínculo?
A ligação é onde você usa um fio para conectar todas as partes de uma piscina capaz de transportar uma corrente elétrica, mas não é projetada para – basicamente qualquer coisa metálica.
Para que isso possa incluir etapas da piscina, caixas de motor e qualquer alcance de metal. Não é a parte elétrica da própria luz, mas o alojamento em que fica.
Sabemos que a corrente procurará encontrar o caminho mais rápido para a Terra, mas também sabemos que tentará se equilibrar em um circuito elétrico.
Portanto, se você tivesse uma falha na sua piscina e sua caixa leve construiu uma corrente, pois a luz estava curta, a corrente pode viajar pela água condutora para alcançar as etapas, eletrificando -o.
Se tudo estiver unido, o potencial elétrico é o mesmo para todos os componentes; portanto, não há necessidade de a corrente viajar por você se você tocar na água ou em qualquer um dos itens.
Como unir e aterrar uma luz da piscina?
As luzes da piscina são relativamente fáceis de aterradas, pois possuem um cabo que inclui o fio vivo, o fio neutro e o fio do solo, se necessário.
Tudo o que você precisa fazer é executar isso na caixa de junção para as luzes e conectar os fios aos relevantes que executam a partir da saída da rede elétrica ou do disjuntor.
Se suas luzes tiverem baixa tensão e não tiverem um fio de terra, você provavelmente não poderá.
Os fios estão contidos em um cabo que é selado na luz. Ele foi projetado para mantê -lo à prova d’água e não pode ser aberto.
A ligação é um pouco mais de trabalho, pois você precisa fazer isso sozinho.
Dentro do nicho molhado para a luz, haverá um terminal de aterramento. Você precisa conectar um fio de cobre nu a isso e executá -lo entre todas as luminárias ao redor da piscina e conectar qualquer outra coisa metal.
Ele precisa ser um fio contínuo ao redor da piscina, que então se conecta a cada item condutor.
É seguro usar uma piscina sem união e aterramento?
Se você usar as luzes que são executadas em uma tensão da rede elétrica, o Código Elétrico Nacional afirma que eles devem estar ligados e aterrados.
Caso contrário, arrisca alguns perigos sérios – quaisquer falhas no seu circuito de iluminação podem fazer com que qualquer usuário do pool seja eletrocutado. As eletrocuções de piscina são raras, mas acontecem.
O NEC em si não é uma lei, mas se algo aconteceu com alguém que usava sua piscina e você decidiu não aterrar e se unir corretamente, você poderia ser criminalmente negligente.
Se você contratou outra pessoa para instalar suas luzes, também pode argumentar que elas eram criminalmente negligentes. No entanto, a responsabilidade ainda pode permanecer com você como proprietário da piscina.
Em suma, se você estiver usando luzes de tensão da rede elétrica, verifique se elas estão adequadamente ligadas e aterradas.
Os riscos de saúde e legais não valem aposta.
Palavras finais
Você nunca quer tomar um atalho quando se trata de instalações elétricas, especialmente quando é uma piscina – todos sabemos sobre os riscos de eletricidade e água.
Se instalar suas próprias luzes, verifique se elas estão ligadas e aterradas se estiver em execução em uma tensão da rede elétrica.
Mesmo se você estiver instalando luzes de baixa tensão, faz sentido unir tudo por precaução-e o transformador deve ser aterrado.
Você pode desfrutar de paz de espírito que tem uma piscina segura para usar sem medo de se tornar um risco severo.
As luzes da sua piscina estão aterradas e ligadas?
Se alguém instalou suas luzes para você, eles explicaram esses processos e garantir que você sabia que eles estavam seguros?
Deixe um comentário