Corte de chama vs corte de plasma: qual sistema devo usar?

por

em

Qual sistema de corte de metal seria melhor ter? Uma tocha de corte de oxifuel? Ou uma tocha de plasma?

A resposta óbvia é obter um de cada. No entanto, isso nem sempre é possível. Então, se você está limitado a um sistema ou outro, qual sistema é a “escolha certa”?

Como sempre, depende da aplicação. Aqui está a regra antiga:

Um sistema de corte de chama, ou tocha de corte de oxyfuel, é uma escolha prática para aço suave com mais de 1 polegada de espessura, enquanto uma tocha de plasma é melhor e mais eficiente para materiais mais finos, ferrosos ou não ferrosos.

Claro, porém, há advertências nisso. Vamos repassar o que tudo isso significa e quais são as exceções.

Para começar, vamos entender como esses sistemas funcionam.

NOTA: Esta informação se aplica às tochas robóticas montadas em CNC, bem como a unidades portáteis.

Índice

Como funciona uma tocha de corte

Se você acha que uma tocha de corte simplesmente derrete o material, isso é apenas metade da resposta.

Uma tocha de corte funciona adicionando uma explosão de oxigênio à chama que oxida o aço e a transforma em escória. Essencialmente, é uma reação química entre o oxigênio e o aço. O calor faz com que essa reação aconteça muito rápido.

Pense nisso quase como uma ferrugem super rápida e controlada.

A chama pré -aquece o aço até cerca de 1800 graus F, e o oxigênio pressurizado oxida e explode o material.

Portanto, essencialmente, a espessura do aço suave que você pode cortar é igual à quantidade que você pode aquecer e explodir com um fluxo de oxigênio pressurizado. Com unidades maiores, isso pode ficar muito profundo – você pode cortar aço com um pé de espessura. Demora um pouco.

Como funciona um cortador de plasma

Este é um pouco mais trippy.

O plasma é o quarto estado da matéria. Música da zona do crepúsculo da sugestão.

Ok, então você sabe como geralmente pensamos na matéria – sólido, líquido e gás.

Vamos usar o exemplo de água. A baixa temperatura, é gelo ( sólido). Adicione energia (calor) e você a derrete na água ( líquido). Adicione mais energia (calor) e você ganha vapor ( gás). Mas o que acontece quando você continua adicionando mais energia?

Você recebe plasma.

Então, aqui está como um cortador de plasma funciona: os cortadores de plasma usam um gás como ar comprimido, nitrogênio, oxigênio etc. e enviam um arco elétrico através desse gás. Isso transforma o gás para o plasma, e rapidamente explode no metal para cortá -lo em alta velocidade.

Esse plasma de alta velocidade é chamado de “jato de plasma” e quase instantaneamente aquece o metal para cerca de 30.000 a 40.000 ° F e em velocidades extremamente altas como 20.000 pés por segundo-é por isso que os cortadores de plasma são tão rápidos. Essa é uma temperatura bastante insana.

Essencialmente, o corte de plasma apenas incinera o material de maneira controlada.

Além disso, há uma cortina de gás que protege a área de corte e melhoria a qualidade de corte. Ajuda a manter o corte mais reto e mais fino.

Que metais posso cortar?

O corte de plasma realmente brilha neste – Como o plasma é apenas gás eletrificado, um cortador de plasma basicamente corta qualquer material que conduz eletricidade. Alumínio, aço, aço inoxidável, latão, cobre, seu nome, o plasma faz um trabalho rápido.

Para tochas de corte de oxífil, a resposta é um pouco mais complicada. Eles são destinados a aço suave, mas há um asterisco nessa declaração.

Se você já brincou com um, saberá que você pode cortar o alumínio mais fino e inoxidável, além de outros materiais. Mas os cortes serão feios e confusos. Aqui está o porquê:

O processo pretende oxidar o metal. Inoxidável e alumínio não oxidam muito. Então, em vez de transformar o metal em escória, você está apenas derretendo uma lacuna no material, e a força da chama está empurrando -a para fora. Você não pode cortar esses materiais quando eles são grossos, isso acontece mais para as chapa.

Portanto, a resposta técnica é que você pode passar por esses outros materiais se forem magros, mas será feio. Além disso, o metal circundante será realmente afetado pelo calor, o que significa que você pode obter uma deformação louca (como com aço inoxidável) ou uma enorme zona afetada pelo calor (como com aço de liga). Basicamente, é apenas aço suave que é recomendado para cortar tochas.

Velocidade

Novamente, o plasma brilha. Como está trabalhando com um calor tão insano, é um cortador muito rápido. Maçãs para maçãs, você nunca acompanhará o plasma com uma tocha de corte.

Grossura

As tochas oxyfuel comem aço grosso no café da manhã. Se você está tentando passar por um eixo de aço de 4 ″ grosso, a tocha de corte é a sua ferramenta.

Os realmente pesados ​​podem cortar o máximo que quatro pés de aço sólido.Honestamente, é muito improvável que você encontre isso regularmente, mas você nunca sabe, certo? A parte a lembrar é que você pode cortar um bloco de motor, desde que seja feito de ferro e não alumínio.

Para a maioria das unidades, porém, você pode esperar ter uma espessura máxima de um pé se tiver um bico de tocha grande. Quanto menor o bico, mais fino o Kerf e o mais fino, o material você pode cortar.

As tochas de plasma não cortam tão grossas. Os realmente pesados ​​podem ter cerca de 2-3/4 ″ de espessura, mas não é muito provável que você coloque suas mãos em um deles. Os industriais padrão cortam mais um material de 1 ″ de espessura, e as máquinas de hobby tendem a maximizar cerca de 1/4 ″ ou 3/8 ″.

Consumíveis

Ambos os sistemas têm consumíveis – as dicas se desgastarão e haverá pequenas peças de reposição. Esta não é uma despesa importante, no entanto.

Esta é uma área em que prefiro o plasma: para o Oxyfuel, você precisa reabastecer suas garrafas de gás. Para o plasma, você geralmente só precisa de ar comprimido.

Tecnicamente, o plasma usa um pouco de eletricidade

Portabilidade

O sistema Oxyfuel é definitivamente o mais portátil em termos de ser capaz de prendê -lo em seu caminhão e cortar um trator no meio do campo. Você pode levá -lo para qualquer lugar que possa carregá -lo.

O cortador de plasma é (geralmente) uma unidade menor, por isso é fácil de transportar, mas você precisa ser capaz de conectá-lo. As unidades menores de hobby geralmente têm cerca de 20 a 30 libras. Se você está trabalhando em lojas, não é um problema, mas se você estiver trabalhando em uma fazenda, pode ser irritante.

Versatilidade

Esta é uma pergunta carregada – ambos os sistemas têm coisas que o outro não pode fazer.

Para acetileno oxi, tochas diferentes (soldagem, corte ou rosa) podem permitir que você solda, aqueça, hardface, corte, solda, puxão, mistura e gota. Para cortar, você está limitado principalmente ao aço suave, mas pode soldar a maioria dos metais com ele.

Para o plasma, você geralmente pode encontrar 3 em 1 unidades que permitirão cortar, tig e arco. Além disso, porém, um cortador de plasma é para cortar.

Opções

As tochas oxyfuel são bem diretas, basta escolher o bico de tamanho certo para o trabalho. A única outra coisa que vale a pena garantir é que você tem prisioneiros de flashback instalados para que nada vá em boom.

Há alguns termos que vale a pena saber, quando você está olhando para comprar uma tocha de plasma. Aqui está uma visão geral e uma explicação do que eles significam.

Alta frequência (HF)

Isso se refere ao que é usado para iniciar a tocha de plasma e é semelhante a um soldador de Tig. Basicamente, uma corrente de alta frequência e alta tensão é alimentada pela tocha, o que facilita o início do corte.

Isso torna o ponto de piercing menor, mais limpo e mais fácil, e é útil para materiais mais espessos.

De um modo geral, você não precisa disso para máquinas de hobby usadas para folhas finas. Se alguma coisa, uma boa prática é perfurar o material ligeiramente fora da linha onde você deseja cortar e depois varrer o plasma para a linha de corte

Arco piloto

Este é basicamente um pequeno fio que mantém o plasma funcionando quando não está perto da peça de trabalho.

É prático para aplicações como trabalhar com metal ou malha expandida. Ele manterá a máquina funcionando de forma consistente para o corte interrompido.

Se você está apenas querendo fazer algum trabalho na garagem, você realmente não precisará disso e não verá muito benefício se estiver apenas cortando chapas metálicas ou separando um carro. Se você estiver fazendo muito trabalho do tipo malha, ele acelera o processo.

Dicas de segurança

Muito disso será bom senso, mas vale a pena mencionar.

Metal de corte com calor = metal quente.

Use luvas e couros adequados de soldagem. Não há necessidade de pegar suas calças em chamas. Não use roupas sintéticas ao trabalhar com Sparky Hot Things.

Use Googles. Eles funcionam melhor do que os estrabos de segurança, e você pode obter alguns danos graves para os olhos por trabalharem por um dia na garagem sem eles.

Em termos de quão escuro sua proteção ocular precisa ser, use essa regra de polegar: se você estiver soldando e veja manchas azuis Quando a tocha estiver desligada, precisará de uma lente mais escura.

Para cortadores de plasma, aqui está uma pequena referência da American Welding Society:

Corrente de arco (AMPS) Min. Tom de proteção
Abaixo de 20 4
20-40 5
40-60 6
60-80 8
80-300 8
300-400 9
400-800 10

Para a maioria das máquinas de hobby, uma tonalidade #5 ou #6 vai fazer isso muito bem.

Além disso, tente não pulverizar suas faíscas em coisas que vão crescer. Isso inclui tanques de gasolina.

Comparações de unidades

Agora que você está armado com uma colher de chá de conhecimento, vamos dar uma olhada em que tipo de sistema está disponível para que possamos comparar o custo com a capacidade.

Cortadores de plasma

Unidade de Hobby

Por US $ 200+, você pode pegar uma pequena máquina feita em china. Deve durar muito bem para uso intermitente. Normalmente, eles podem cortar metal com até 1/4 ″ de espessura, e são realmente úteis para ter em sua garagem.

Normalmente, essas unidades não são HF ou têm uma luz piloto, mas elas são feitas para pequenos empregos. Realisticamente, você provavelmente não precisa cortar a placa de aço de 1/4 ″ em sua garagem com tanta frequência.

Unidade profissional de serviço leve

Normalmente, começando em torno de US $ 400 para os modelos chineses e US $ 1.000 para nomes de marca, eles cortam até cerca de 1/2 ″ de espessura e têm alguns recursos como HF e luzes piloto.

Geralmente, você pode empurrá -los para cortar até 3/4 ″, mas por lá eles estão ficando meio feios.

Unidades profissionais de médio e serviço pesado

Essas bestas geralmente têm vários milhares de dólares, dependendo da espessura que você precisa cortar.

Como ponto de referência, você pode obter um Tomahawk de 100 amp de Lincoln Electric por cerca de US $ 4k-5k. Isso permitirá cortar aço com até 1,5 ″ de espessura.

Para máquinas maiores do que isso, você está deixando o reino do que é possível para unidades portáteis e precisando ser montado em robô ou cnc.

Tochas de corte de oxi-

Aqui está a coisa linda sobre as configurações de oxyfuel:

Eles são baratos.

Se você já possui uma configuração de soldagem de acetileno oxi, poderá obter apenas a tocha por menos de US $ 100. Se você está apenas começando com Oxyfuel, é um pouco mais caro.

Por cerca de US $ 400, você pode pegar um kit completo, que incluirá tochas (para soldagem e corte), bicos, equipamentos de segurança, um brilho, um limpador de bicos e um monte de outras guloseimas. Geralmente, existem algumas outras coisas que você precisará além disso, no entanto.

Você também precisará de um tanque de acetileno e oxigênio, bem como um carrinho de cilindro. Certifique -se de que seja um carrinho adequado e que haja correntes segurando os tanques no lugar. Isso realmente arruinará o seu dia se essas coisas caírem.

Fora isso, porém, você está muito bem. Os sistemas Oxyfuel são muito bons porque são versáteis e fáceis de se estabelecer.

A linha inferior

Então, qual sistema você deve obter?

Aqui é quando você deve obter um cortador de plasma:

  • Você quer ser capaz de cortar chapas metálicas e pratos rapidamente.
  • Seu foco principal é o corte e a versatilidade é secundária.
  • Você está trabalhando com uma grande variedade de materiais.
  • Você quer cortar uma moldura de caminhão em pedaços.
  • Você é um artista e faz esculturas de chapa metal.
  • Você está interessado em fabricação.
  • A mobilidade não é muito importante, você estará trabalhando principalmente em lojas.
  • Você gosta de ter pelo menos uma de todas as ferramentas.

Aqui é quando você deve obter uma tocha de corte:

  • Você não precisa cortar chapas e pratos rapidamente, mas deseja tê -lo como uma opção.
  • Você está trabalhando com aço suave.
  • Você gostaria de algo que possa levar para o meio de um campo para trabalhar – a eletricidade não é necessária.
  • Você deseja cortar eixos pesados ​​e grandes pedaços de aço.
  • Você trabalha com equipamentos pesados.
  • A versatilidade é importante – você deseja não apenas cortar, mas soldar e aquecer metal.
  • Você gosta de ter pelo menos uma de todas as ferramentas.

Gráfico de referência

Quer uma revisão? Aqui está um gráfico que captura o básico:

Corte de chama Corte de plasma
Capaz de cortar aço e ferro suave, faz um trabalho de hacker em outros materiais finos Corta aço, ferro, aço inoxidável, alumínio, latão, qualquer coisa que conduza eletricidade
Pode cortar metal extremamente grosso – geralmente com mais de 12 ″ de espessura – dependendo do tamanho do bico Raramente capaz de cortar mais de 2 ″ de espessura, mas o ponto ideal é geralmente 3/4 ″ e para máquinas grandes
Kerf mais amplo Kerf estreito
Sistema mais econômico para comprar Sistema mais caro para comprar
Corte mais áspero, precisa de mais limpeza, provavelmente com um moedor Corte mais limpo, muitas vezes apenas uma escova de arame é necessária para vestir as bordas
Corte mais lento Corte muito rápido
Mude o bico para diferentes espessuras do material A espessura do material que pode ser cortada é determinada pelo tamanho da máquina.

Você tem algo a acrescentar ou alguma dúvida? Use os comentários abaixo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *